BLOG DA VIVI

O ambiente regulatório relacionado ao ESG tem se tornado mais complexo e abrangente, com diferentes países e blocos econômicos adotando medidas para garantir transparência, padronização e integridade nas práticas ambientais, sociais e de governança. Aqui estão uma lista das principais regulamentações que as empresas devem observar:

Com a crescente pressão de investidores, reguladores e consumidores por maior transparência nas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG), as empresas enfrentam o desafio de comunicar de forma clara e confiável seus esforços e impactos. Nesse cenário, frameworks consolidados como GRI (Global Reporting Initiative), SASB (Sustainability...

Em meio as discussões sobre a adoção ou não de critérios de ESG nas companhias, ausência padronização de critérios e a infeliz politização do tema, no ano de 2023 a União Europeia normatizou o tema e passou a exigir o relatório de sustentabilidade. O que era sugestivo ou sinônimo de ética nos negócios, passa a ser, portanto, mandatório.

Dia 25 de março de 2022 o governo editou a Medida Provisória 1.108, alterando as regras do Teletrabalho, ou Home-office se você preferir o termo "americanizado", mas que não pode ser utilizado na nossa legislação.